Cirurgia Geral | Hérnias

Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.

A residência médica em Cirurgia Geral é pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas.

Com tantas especialidades médicas nos dias de hoje, às vezes fica um pouco difícil saber qual profissional é o mais adequado dependendo do que estamos sentindo. Além disso, é importante para qualquer paciente conhecer as diferentes áreas da medicina que podem ajudar no tratamento de cada doença.

Uma das principais especialidades médicas é a Cirurgia do Aparelho Digestivo (CAD), que cuida de todo o sistema digestório. Isso inclui o esôfago, estômago, vesícula biliar, pâncreas, fígado, toda a extensão dos intestinos, além de realizar cirurgias como retirada de vesícula, hérnias e pequenos procedimentos.

Por ser uma área abrangente, a CAD se relaciona com outras especialidades clínicas como por exemplo a Gastroenterologia que trata de patologias clínicas como gastrite, refluxo, hepatites e constipação.

Existem algumas especialidades cirúrgicas que são intimamente ligadas à CAD. Uma delas é a Coloproctologia, que trata de patologias do intestino e doenças anais e perianais.

ASSIM, ATUALMENTE O CIRURGIÃO GERAL É AQUELE HABILITADO E TREINADO PARA RESOLUÇÃO DAS AFECÇÕES CIRÚRGICAS MAIS COMUNS, ALÉM DE SE DEDICAR À LAPAROSCOPIA E A CIRURGIA DO TRAUMA.

As doenças tratadas pela cirurgia geral são:

1 HÉRNIAS

• Hérnia inguinal
  • Hérnia umbelical
  • Hérnia epigástrica
  • Hérnia hiatal
  • E todas as outras hérnias

2- CÁLCULOS RENAIS E BILIARES

• Colecistite